segunda-feira, 17 de setembro de 2012

J versus G a Luta do Século XXI

   Estes dias atrás, estava navegando na net, quando encontrei um blog, não vou citar o nome, trazia em uma de suas ultimas postagens, sátira de uma linha de ônibus do Rio de Janeiro, que ao invés de estar escrito no letreiro "Laranjeiras" estava "Larangeiras". Achei muito interessante a forma com que o blogueiro cita o acontecido, ele diz: "... atropelaram o Português..." Tentei fazer um comentário do meu ponto de vista, mas fui impedido, porque é necessário se inscrever primeiro, então o fiz, só que mesmo assim não consegui, ao contrário aqui do blog Português Brasil Errado, que tem a facilidade de não precisar se inscrever para postar comentário, lá tive dificuldade, ou melhor, não consegui concretizar, bom pra ninguém ficar curioso resolvi salvar e postar aqui mesmo, e aí estásss:

* Olá pessoal, entendo que de certa forma, eles não atropelaram o Português, porque se foi intencional, cada um sabe o que faz para se diferenciar, mas se não, o que dizer? Bom, que o "ge" tem som de "je", mas porque duas sílabas diferentes, com o mesmo fonema? Óh! Eis o erro. Em Portugal se lê g assim: "guê", aqui se lê "jê", não é de se admirar que alguém escreva "laranjeira" com g, mas o que importa é que não saiamos por aí dizendo que alguém atropelou o Português, sendo que a própria escrita Portuguesa está bem longe de estar correta, analise você mesmo (a), é hora de reformular a escrita portuguesa de verdade. Siga-me em portuguesbrasilerrado.blogspot.com.br

Obrigado. *

Provavelmente este blogueiro ficasse bem furioso com o meu comentário, mas a intenção não é atacar, e sim propor uma mudança. É verdade que não tenho todas as respostas, por isso existe este blog, ele foi criado para renovar as idéias da massa, fazer entender um ponto de vista mais racional e não ficar somente atento ao que falam os professores de gramática, eles são homens e mulheres aperfeiçoados no que fazem e conseguem lidar com muitas situações nos parâmetros da língua portuguesa, eles aprenderam e memorizaram as regras gramaticais e podem nos ensiná-las e até corrigí-las, pois as conhecem mas e quanto a mudar o que está errado para o certo, não há como fazerem isso, pois sabemos que se os professores de Português não aprenderem a gramática portuguesa, de modo algum poderão dar aula. Quem contrataria um Professor de Português hoje, se ele não soubesse ensinar a gramática? Portanto eles precisam conhecer e ensinar estas coisas, é aí que surge a Nova Ortografia da Língua Portuguesa 2012/2013 baseada neste blog, como eu disse, não tenho todas as respostas, não tenho tempo para fazer mais pesquisas, vivo de dois empregos, escrevo este blog, tenho parceria com um micro empresário e ainda tenho formado planos e feito pesquisas para um novo empreendimento, este bem sólido e real, não virtual, o que me impede de certos afazeres, mas prometo que toda semana dentro do possível e natural vou estar falando de algo diferente ou reforçando algo que já tenha sido comentado, trazendo novos detalhes dos vilões que sempre roubam a cena nas provas, placas, letreiros, murais, outdoors e tudo o que aparecer pela frente. Mas pense comigo, por que G com A, forma Guá, mas G com E, forma JÊ?


Português Brasil Errado sugere:


Ga, Ge, Gi, Go, Gu, com todas as sílabas imitando o som de Guê,

exemplos: Chegevara, Pege, Girlanda e Gerra;

Ja, Je, Ji, Jo, Ju, essas sempre imitando o som de J,

exemplos: Jabuti, Jeovana, Jeiser, Jerúndio, Jerme, Jente, jene, jenoma;

A primeira vista parece estranho, mas é porque já estamos acostumados com a velha forma de escrever, então quando se escreve jente, parece errado, mas na verdade estaria valorizando cada letra do Alfabeto, colocando cada uma no seu devido lugar e para sua devida utilidade, do contrário, há letras que se tornam inúteis a sua existência, como é o caso do C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário